top of page
  • Foto do escritorDiretoria de Marketing

A IMPORTÂNCIA DO BANCO DE LEITE HUMANO

O leite materno é o alimento ideal ao início da vida. Ele é caracterizado como completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros seis meses de vida, sendo de fácil e rápida digestão, assimilado para o organismo infantil. Em relação à sua qualidade nutricional, o leite é capaz de suprir as necessidades de carboidratos, lipídeos e proteínas até os 6 meses de vida das crianças. Além disso, o leite humano fornece todas as vitaminas e minerais, micronutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento infantil, além de proporcionar a hidratação necessária para os bebês, em razão da água ser o componente principal do leite.

O leite materno possui componentes imunológicos capazes de proteger a criança contra várias doenças, como diarréia, hipertensão e obesidade, sendo também fundamental na redução da mortalidade infantil. Além disso, a amamentação está diretamente ligada a construção de uma relação saudável e afetiva entre a mãe e o bebê, por ser um momento onde a criança se sente protegida.



Devido a essas vantagens, o Ministério da Saúde criou a Rede de Bancos de Leite Humano como estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O programa surgiu devido à necessidade de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de oferecer atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

A doação de leite materno é essencial para aumentar a probabilidade de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. O leite materno pode ser doado por toda mulher que amamenta, desde que não faça uso de medicamentos que possam interferir na qualidade do leite e na amamentação. Após a doação, o leite passa por um rigoroso processo de controle e pasteurização antes de ser distribuído.



No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, onde o Ministério da Saúde promove campanhas a fim de estimular a doação e aumentar a visibilidade do programa e da importância da amamentação.


Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas redes sociais para mais temas como este!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page