Buscar
  • Diretoria de Marketing

Cardápio: A importância desse veículo de informações para as UANs


O cardápio caracteriza-se por ser a tradução culinária de preparações, refeições, alimentos e formas de apresentação de pratos a serem servidos. Além disso, tem como objetivo a passagem de informações culinárias acerca do que a UAN tem a oferecer, o cardápio representa a qualidade, cuidado e atenção dos profissionais da área de produção para com os seus clientes. O cardápio atua também como um instrumento de marketing e vendas, pois é o primeiro contato dos clientes aos produtos do restaurante em que estão, ou seja, esse veículo de informações responsabiliza-se pelo convencimento e persuasão destes clientes a consumirem os produtos daquele determinado restaurante.


Para entender de forma mais clara a importância do cardápio para as UANs, é válido citar alguns pré-requisitos para a formação de um cardápio claro, objetivo, inclusivo e de qualidade:


. Respeitar as culturas locais.

- É importante se atentar ao fato de que um país é repleto de culturas e tradições culinárias e o primeiro passo para a elaboração de um cardápio inclusivo é respeitar essas culturas. Respeite a alimentação típica de cada região, estado, cidade e bairro.


. Precificação justa das refeições

- Que a comida tem o seu grande valor todo mundo já sabe, certo? Porém, muitas vezes o valor qualitativo é confundido com o valor quantitativo. É necessário que respeitemos o valor justo dos alimentos e que não tornemos a alimentação limitada a um grupo específico de pessoas.


. Execução de um cardápio organizado e objetivo

- O cardápio precisa ser de fácil entendimento para todo mundo, dessa forma ele precisa ser organizado, claro e objetivo. Para que isso aconteça, o cardápio precisa ser explicativo (descrever preparações, forma de cocção e citar todos os alimentos presentes), mas em poucas linhas e o mais direto possível. Além disso, a linguagem precisa ser democrática, sem muitas palavras rebuscadas e de difícil entendimento. E, por fim, foque mais na qualidade do que na quantidade de pratos culinários, o ideal é que tenham poucas opções e que todas elas sejam imperdíveis, assim, o cliente perde menos tempo escolhendo o que comer e gasta mais tempo comendo.


. Portanto, a importância do cardápio para as UANs é dado por um conjunto de fatores e seus significados, e pode ser justificada pelas etapas de elaboração do cardápio. Por meio do cardápio, é possível gerar uma comunicação afetiva entre o profissional culinário e seu cliente. Gostou do tema e quer saber mais anda sobre esse serviço? Entre em contato conosco!




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo