top of page
  • Foto do escritorDiretoria de Marketing

Cuidados com a alimentação durante a gestação

Durante as 40 semanas de gestação de uma mulher, o corpo transita por diversas mudanças físicas, fisiológicas e emocionais. Uma verdadeira transformação, que tem como fim a geração de um novo ser humano. A gravidez, o puerpério e a lactação são momentos de cuidado, afinal, os diversos fatores relacionados à mãe influenciam a saúde e o desenvolvimento fetal e primeira infância da criança.


O acompanhamento da gestação circundado de informações, cuidados e orientações à gestante são essenciais para que o processo seja saudável e agradável. As práticas alimentares saudáveis durante essa fase são de extrema importância, pois é necessário ter a nutrição como aliada na prevenção de complicações relacionadas à dualidade da mãe e do bebê.



"A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma alimentação saudável durante a gestação que contenha quantidades adequadas de energia, proteínas, vitaminas e sais minerais obtidos através de alimentos variados, incluindo frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, cereais e tubérculos, leguminosas, oleaginosas, além de leite e derivados." (OMS, 2016)


Desde o estado pré gestacional, a alimentação da mulher grávida exerce influência no desenvolvimento fetal. Uma dieta variada e qualificada nutricionalmente oferece o aporte necessário para o fornecimento de nutrientes ao crescimento do bebê, prevenção de defeitos congênitos e complicações gestacionais. A alimentação saudável e balanceada também intervém no controle do ganho de peso durante a gestação, que em excesso pode causar alguns problemas.



Por conseguinte, durante a gravidez são necessários cuidados especiais com a saúde e alimentação da mulher, sob orientação e acompanhamento de profissionais da saúde. Cada gestação é única, mãe e bebê devem ser bem acolhidos, pois precisam de cuidados, atenção e afeto para a garantia da saúde materna e consequente saúde e bom desenvolvimento do feto.


Gostou desse post? Nos siga para mais!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page