top of page
  • Foto do escritorDiretoria de Marketing

DTAS: o que são e como prevenir?

Atualizado: 3 de nov. de 2023

As DTAs são doenças que possuem como meio de transmissão os alimentos e água quando contaminados por microorganismos ou toxinas produzidas por eles. Os sintomas mais comuns são diarreias, náuseas, fortes dores na região abdominal e ocasionalmente até vômito.


Ademais, deve-se ter em vista que apesar de os alimentos serem os meios de contaminação, os manipuladores de alimentos, utensílios, água e alimentos crus também têm importante papel nesse processo de contaminação. Por esses motivos, algumas medidas de segurança devem ser tomadas para evitar que DTAs (doenças transmitidas por alimentos) venham a se espalhar em estabelecimentos alimentícios pela falta de higiene sanitária.

Além disso, é relevante dizer que para manter a qualidade higiênico sanitária dos alimentos deve-se observar fatores como a saúde, condutas, higiene e vestimentas dos manipuladores. Semelhante, também é necessário estar atento à higienização correta dos utensílios e equipamentos como garfo, pratos, facas, panelas e esponjas. Além do mais, é preciso ter cuidado com alimentos crus, principalmente frutas, vegetais e também com pães, já que a proliferação de fungos é bem comum nesses alimentos. Portanto, quando for identificado um bolor nessas comidas, é recomendado que seja descartado imediatamente, pois os fungos possuem ramificações que atingem todo o alimento e produzem micotoxinas que podem favorecer doenças a longo prazo.




Por isso, combater esses vetores é uma medida crucial que precisa ser adotada no ramo alimentício, sendo possível apenas com um Manual de Boas Práticas e treinamento devido aos funcionários.


Quer saber mais sobre esse assunto tão importante? Entre em contato conosco!


40 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page