Diretoria de Marketing
EPI’s: como sua utilização influencia na saúde de seus funcionários
Atualizado: 3 de nov.
O EPI é um Equipamento de Proteção Individual e tem como objetivo proteger o funcionário de qualquer risco à sua saúde no ambiente de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora n° 6, o Equipamento de Proteção Individual é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”
É obrigação do empregador fornecer EPIs que sejam adequados ao funcionário, além de instruí-lo sobre o uso do mesmo, pois quando os equipamentos não são utilizados ou não oferecem uma proteção completa, os riscos são maiores. Portanto, além da entrega e treinamento sobre os EPIs, é necessário um olhar mais amplo para detalhes que impactam na saúde de seus funcionários. Ao atender as necessidades de segurança de cada trabalhador você verá um impacto positivo em toda a empresa, afinal, um ambiente seguro e agradável garante a motivação e produtividade, gerando benefícios para ambos.

Em uma UAN, devido às atividades realizadas, os funcionários estão sujeitos a apresentarem problemas de saúde em função dos agentes ambientais aos quais estão expostos diariamente. Os riscos ambientais presentes nas unidades de produção se subdividem em riscos químicos, físicos, microbiológicos e ergonômicos, tendo maior relevância nos riscos toxicológicos, provenientes da fumaça produzida durante o preparo dos alimentos, e os mecânicos, que decorrem de atividades que envolvem máquinas e equipamentos.
O trabalho em UANs é caracterizado por movimentos repetitivos, levantamento de peso excessivo e permanência em pé por períodos prolongados. Além disso, com a finalidade de atender a demanda, os funcionários da UAN, durante a produção, sofrem pressão temporária para se ajustarem aos horários de distribuição das refeições.

A falta de planejamento adequado, a ineficiência do treinamento pessoal, o uso de equipamentos ultrapassados, somados ao excesso de atividades, contribuem para o agravamento ou ocasionam problemas à saúde ao trabalhador, podendo causar acidentes de trabalho. A maioria dos acidentes de trabalho que ocorrem em cozinhas são causados por queimaduras e lesões osteomusculares.
Os equipamentos de proteção individual não possuem uma classificação específica. Sendo assim, eles podem ser identificados pelo local de proteção, como cabeça, tronco, vias respiratórias, membros superiores e inferiores, entre outros. Os EPI’s mais comumente utilizados em UANs são botas de borracha, luvas de malha de aço e de flanela ou feltro, óculos contra gases e vapores, aventais de borracha ou oleado, casaco térmico e protetores auriculares.

Quer fazer a diferença em sua empresa e na vida de seus funcionários? A Nutrir pode te auxiliar!