Buscar
  • Diretoria de Marketing

Manual de Boas Práticas: Qual a importância para o seu negócio?



O QUE É O MANUAL DE BOAS PRÁTICAS?

O Manual de Boas Práticas é um documento exigido pela ANVISA para todos os estabelecimentos alimentícios. Ele descreve todos os processos realizados pelos manipuladores de alimentos - a higiene correta dos alimentos, ambiente e os colaboradores. Além da temperatura correta de conservação dos alimentos, manipulação e preparo.



O QUE ELE CONTÉM?

É um documento personalizado para o estabelecimento que descreve as operações realizadas. São procedimentos que devem ser adotados para evitar a contaminação dos alimentos. Incluindo coisas como higiene, comportamento e saúde do manipulador de alimentos, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios e o controle e garantia de qualidade do produto final.



COMO APLICAR?

A aplicação de um MBP no estabelecimento ocorre através do treinamento dos colaboradores que manipulam alimentos e higienizam as edificações. E posteriormente, com o acompanhamento da aplicabilidade (verificação da temperatura, uso etiquetas para saber a data de abertura dos alimentos, higienização correta das áreas comuns, etc.)



QUAL A IMPORTÂNCIA?

O Manual de Boas Práticas (MBP) tem por objetivo garantir a produção de um alimento seguro para os consumidores. Dessa forma, através do treinamento dos colaboradores para a execução das Boas Práticas de fabricação serão evitadas falhas que podem causar contaminações, proliferações de bactérias e doenças provenientes de alimentos mal manipulados. Os principais benefícios da adoção de um MBP é a produção de um alimento seguro, padronização e qualidade dos produtos, diminuição do desperdício (por maior controle da temperatura de armazenamento dos alimentos, observação em relação ao prazo de validade dos allimentos), maior adaptação dos funcionários à rotina da empresa.

Como dito anteriormente, a diminuição do desperdício por maior racionalização na produção de alimentos gera maior economia para a empresa. Além disso, também temos a otimização do layout da cozinha. Com a adoção do MBP fica mais claro o local onde os móveis e o maquinário devem estar posicionados. Sendo assim, a organização combinada os funcionários alinhados com a demanda da empresa, fará com que os gastos sejam reduzidos por maior otimização no processo produtivo,



Dessa forma, a Nutrir - consultoria oferece um serviço personalizado para sua empresa, sempre descrevendo todas as devidas medidas a serem adotadas pelo estabelecimento, conforme a legislação vigente. Conte conosco para fazer seu Manual de Boas Práticas.




137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo