top of page
  • Foto do escritorDiretoria de Marketing

Relação Alimentação X Produtividade

Atualizado: 3 de nov. de 2023

Após a industrialização e a mudança do que o mundo entende como "trabalho", a produtividade se tornou o principal objetivo da classe trabalhadora. Atrelado a isso, tem-se a relação direta entre produtividade e sucesso na carreira, alvo de todos que estão no mercado de trabalho. Dentro dos estudos sobre alimentação, observou-se que a boa escolha dos alimentos pode ser uma grande aliada no aumento do rendimento, seja no trabalho, nos estudos ou nas atividades de casa.


Uma alimentação adequada e completa em nutrientes tem o poder de fornecer toda a necessidade energética do indivíduo. Além disso, também promove melhora no raciocínio e concentração, principalmente em momentos em que o foco e a criatividade são indispensáveis. Alimentos ricos em ômega-3, cafeína e antioxidantes, quando utilizados na quantidade e da forma correta, conseguem estimular o organismo a trabalhar melhor e desenvolver suas atividades de maneira mais produtiva e rentável. Como exemplos, é possível citar os peixes, os chocolates com alto teor de cacau, o café e outras bebidas estimulantes, morango, banana e mais uma infinidade de produtos que são encontrados na natureza.



No ambiente de trabalho, a relação entre alimentação e produtividade é facilmente percebida no desempenho, criatividade e motivação dos membros. É comum, principalmente nos horários após o almoço, muitas pessoas ficarem indispostas e com sono por causa das más escolhas feitas durante a refeição. Dessa forma, entende-se que o excesso de açúcares, gorduras e industrializados, comumente presentes nos pratos de almoço, comprometem a digestão no organismo, e consequentemente, geram sensações de indisposição e cansaço, que atrapalham a capacidade produtiva do trabalhador.


Dentro do universo corporativo, algumas empresas desenvolveram incentivos à alimentação saudável e de qualidade com o intuito de preservar a saúde dos seus funcionários. Ações básicas, como disponibilizar frutas e lanches naturais dentro do escritório, contribuem para o maior rendimento individual e, consequentemente, o rendimento da empresa como um todo. Zelar pelo bem-estar e pela qualidade de vida da sua equipe é também garantir eficiência e bom desempenho daqueles que cuidam do seu negócio.



Nos ambientes escolares, a alimentação também produz os mesmos efeitos: positivos quando a alimentação é saudável e negativos quando os alimentos escolhidos são de baixa qualidade nutricional. Assim, conclui-se que o cuidado com a alimentação da população desde o início da vida está diretamente relacionado com a qualidade e capacidade produtiva de pessoas que, futuramente, estarão no mercado de trabalho!


Quer entender melhor como a alimentação pode influenciar no seu negócio? Entre em contato com a gente e saiba mais!




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page