Buscar
  • Diretoria de Marketing

Treinamento em Boas Práticas: Tudo o que você precisa saber!

Todo e qualquer estabelecimento do ramo alimentício tem como obrigação possuir um Manual de Boas Práticas (MBP). Mas muitas vezes, os donos de empresas do ramo, se encontram em situações que o funcionário, nem sempre, consegue pôr em prática o que lhe foi ensinado em relação a esse documento . Essa é a sua realidade? Vem que a gente te explica mais sobre o treinamento em boas práticas.



O que são as Boas Práticas?

As boas práticas em alimentação são uma série de normas e orientações, descritas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na resolução nº 216, que tem como objetivo garantir que o alimento chegue até seu consumidor de forma segura.

Elas ditam as instruções de como manipular o alimento com segurança e higiene, desde a matéria-prima até a venda ou entrega de alimentos preparados ao consumo. Assim, evita que haja contaminação das preparações.


Qual a importância das boas práticas?

Com a sua aplicação, os procedimentos se tornam mais ágeis, uma vez que os manipuladores possuirão mais autoconfiança para realizá-los. Além de evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que podem gerar grandes prejuízos para a saúde dos consumidores; e também levar a complicações judiciais para o estabelecimento, perante a Vigilância Sanitária.

Como é o treinamento?

O treinamento é realizado com os manipuladores de alimentos de forma direta e simples, com uma aula indicando os pontos mais essenciais que garantem a segurança e higiene das preparações alimentícias.

Assim, é ensinado ao colaborador sobre procedimentos como:

  • higienização de alimentos, de utensílios e das instalações;

  • cuidados que devem ter na preparação do alimento;

  • maneiras de armazenamento correto;

  • instrui sobre os cuidados que o manipulador deve ter com sua higiene e saúde.


Por fim, a Nutrir – consultoria oferece treinamento de boas práticas, a fim de colaborar para que seu negócio esteja alinhado com as normas da ANVISA. Conte conosco para garantir a segurança da sua produção!

Referências para elaboração do conteúdo:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO N° 216. 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html. Acesso em: 01 abr. 2021

  • Embrapa. Treinamento em Boas Práticas para manipuladores de alimentos. 2007. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPAF/26605/1/doc_202.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo